PERSONAGENS

Quanto a importância:

Protagonista ou personagem principal: é o personagem mais importante da obra, no qual a história gira em torno dele. Geralmente é o heroi e alguns casos pode existir mais de um.
Exemplo: Harry James Potter na série de livros Harry Potter

Co-Protagonista: é o personagem de segunda maior importância da obra. Geralmente é a pessoa que ajuda o herói e alguns casos pode existir mais de um.
Exemplo: Hermione Granger e Ronald Weasley na série de livros Harry Potter

Antagonista: é o personagem que rivaliza o protagonista, quase sempre batalha com o mesmo no final da obra. Geralmente é o vilão e alguns casos pode existir mais de um, no entanto, o antagonista não precisa ser necessariamente uma pessoa, podendo ser um objeto, um animal ou um fato que dificulte os objetivos do protagonista (como a situação financeira do mesmo, problemas culturais e/ou sociais, deficiências físicas e/ou psicológicas etc.).
Exemplo: Voldemort na na série de livros Harry Potter

Oponente: é o personagem que ajuda o antagonista. Da mesma forma que o coadjuvante em relação ao protagonista, é geralmente amigo ou parente do antagonista principal, embora às vezes trabalhe o sirva para o mesmo.
Exemplo: Comensais da Morte na série de livros Harry Potter

Coadjuvante ou personagem secundário: é o personagem que ajuda o protagonista, na maioria das vezes tem amizade ou parentesco com o mesmo. A importância dele pode variar dependente da obra.

Figurante: é um personagem que não é fundamental para a trama principal, que tem como único objetivo ilustrar o ambiente e o espaço social que são representados durante o desenrolar de uma ação da trama.
Exemplos: Pessoas caminhando na rua, entregadores, motoristas, etc.

Quanto a existência:

Real ou histórico: são personagens que realmente existem ou existiram. Geralmente são citados em obras históricas ou jornalísticas.

Fictício ou ficcional: são personagens que não existem e são criados pela imaginação do autor, embora em alguns casos eles sejam inspirados em pessoas reais.

Real-ficcional: são personagens reais, mas com personalidade fictícia.

Ficcional-ficcional: são personagens ficcionais dentro de obras ficcionais.

Ficcional-real: são personagens inicialmente ficcionais, os quais passam a existir no mundo real. Personagens colocados em prática por encenação no convívio com pessoas reais, as quais não sabem que se trata de um personagem. Conceito muito utilizado em "pegadinhas" da TV, sendo um dos mais conhecidos o personagem Borat.